Blog

Dicas de apresentações eficazes

  1. Sorria! Conquiste sua platéia com um sorriso sincero. Um bom sorriso é contagiante. Sua platéia vai sorrir com você! Não há nada melhor!
  2. Mexa-se! Não se esconda por trás da tela do seu notebook. Não tenha medo. Sua platéia não vai te morder. Um pouco de movimento ajuda a manter a audiência desperta.
  3. Tudo está funcionando como esperado? Teste a configuração do notebook e do projetor antes da apresentação. As fontes são visíveis no fundo da sala? A claridade não esta interferindo na visualização dos slides?
  4. Não tente impressionar a platéia com uma linguagem excessivamente técnica. Alguns termos técnicos podem gerar ruídos na comunicação, além disso, a platéia pode pensar que você esta tentando impressionar. Sua credibilidade poderá entrar em perigo.
  5. Coloque a logomarca da sua empresa no canto inferior direito dos seus slides. O olhar pende naturalmente para o canto inferior direito, por isso, se você quiser o nome da sua empresa reforçado basta colocá-lo lá. Procure também utilizar imagens da empresa, dos produtos e as cores corporativas para dar mais coerência e veracidade em sua apresentação.
  6. Melhor prevenir do que remediar. Faça um back-up da sua apresentação e sempre leve canetas hidrográficas novas.
  7. Conheça o perfil do seu público antes da sua apresentação. Quando falar com um grupo de estudantes universitários faça uma apresentação bem humorada e informal. Por outro lado se seu publico for conservador é melhor você usar o humor moderadamente. Uma apresentação exageradamente descontraída pode não impressionar uma platéia de empresários.
  8. Escolha as fontes da sua apresentação com cautela. Evite utilizar fontes estilo fantasia e efeitos de texto. O ideal é utilizar apenas uma fonte e suas variações (negrito, itálico, corpo maior para títulos e menor para textos). Valorize a simplicidade e a clareza. O exagero na estética pode gerar uma apresentação desordenada e de difícil compreensão. Não use fontes muito pequenas.
  9. Retire a imagem da projeção quando quiser que a atenção da platéia seja concentrada em você. Em alguns modelos de notebooks basta pressionar a tecla E.
  10. Não confie cegamente no corretor ortográfico. Verifique a grafia, a concordância e a construção de seus textos.
  11. Conheça bem sua apresentação. Não seja pego de surpresa por efeitos e transições que você esqueceu que havia incluído na apresentação. Se for preciso ensaie um dia antes ou elimine efeitos desnecessários.
  12. Controle a velocidade da sua fala. Falar muito depressa transmite insegurança além do que prejudica a platéia que não consegue acompanhar e fazer as anotações. Por outro lado falar muito devagar deixa os participantes sonolentos.
  13. Algumas pessoas adicionam anotações nos slides enquanto estão preparando suas apresentações. Lembre-se de eliminá-las quando concluir a apresentação. Não há nada pior do que um slide onde aparece uma anotação como, por exemplo: “Incluir aqui uma foto da embalagem do produto”.
  14. O laser-point é um recurso interessante desde que seja utilizado sem exageros.
  15. Desligue seu protetor de tela. Evite o constragimento de ser interrompido pela apresentação de fotos do aniversário de sua filha.
  16. Utilize recursos de animação e transição de slides com moderação. Estes recursos são eficientes quando se quer captar a atenção da platéia para um ou outro item específico. Entretanto o uso de efeitos exageradamente criativos e inesperados pode roubar a atenção da platéia que ficará ocupada demais tentando descobrir como você consegue fazer truques visuais tão incríveis.
  17. Slides devem conter apenas ganchos para apoiar a fala do apresentador. Ler um texto longo em um slides é entediante e extremamente inadequado. Passa a impressão de que o apresentador não domina o assunto. O texto de um slide deve provocar uma reflexão e não explicá-la. Siga a regra 7 x 7 que limita o texto de um slide a sete palavras por linha em, no máximo, sete linhas.
  18. Seja você mesmo! As pessoas reconhecem e respeitam um comportamento aberto e honesto.
  19. Quando o texto longo for inevitável utilize marcadores ou fracione o conteúdo em vários slides. Destaque frases e palavras chaves com negrito
  20. Não confie na bateria do seu notebook. Utilize a rede elétrica e certifique-se de que há energia na tomada.
  21. Atualize seus slides a cada nova apresentação. Procure sempre utilizar novas fotos, ilustrações, frases e padrões de fundo. A repetição é cansativa.
  22. Use cores com cautela. O vermelho, por exemplo, tem conotações negativas. Quase sempre é interpretado como uma advertência de perigo. Nos negócios simboliza também prejuízo ou balanço negativo.


Comentários