“Tenha como meta cercar-se apenas de coisas que você usa e das quais gosta e desfaça- se de tudo aquilo que só ocupa seu valioso espaço”.
Donna Smallin
Pilhas de papeis sobre a mesa, gavetas abarrotadas, caixas de e-mails sobrecarregadas. Quando o assunto é “Desperdiçadores de Tempo” a desordem é um clássico. Segundo pesquisas executivos perdem dezenas de horas por ano a caça de documentos perdidos em computadores e arquivos. Para quem não desenvolveu na infância o senso de organização os japoneses criaram o sistema dos 5 esses. Não é difícil. Basta aplicar, passo a passo, com disciplina e boa vontade cada um dos esses sugeridos pelo método.
SEIRI – Elimine o desnecessário
Tudo o que existe no seu local de trabalho deve ser classificado como necessário ou desnecessário. Descarte o que for desnecessário. Jogue fora, doe, venda, ou transfira para outro setor onde possa ser necessário.
SEITON – Organize seu posto de trabalho.
O que for necessário, deve ser ordenado, etiquetado, arrumado e armazenado adequadamente. Implemente melhorias no lay-out de seu posto de trabalho para facilitar o desenvolvimento de suas atividades.
SEISO – Mantenha limpo seu local de trabalho
Elabore rotinas e responsabilidades para manter a limpeza de seu posto de trabalho.
SEIKETSU – Faça da higiene um hábito.
Higiene é uma questão cultural. Cuidar da manutenção da limpeza do ambiente de trabalho deve ser um compromisso.
SHITSUKE – Mantenha a ordem.
W.E.Deming nos ensinou que “sujeira e vandalismo elevam o custo de vida, e como qualquer psicólogo poderá comprovar, conduzem a trabalho mal feito e a insatisfação com a vida e com o local de trabalho”. É preciso, portanto que a ordem seja mantida.