Blog

Sobre o Tempo. Faça o download do eBook!

Coleciono frases sobre o tempo desde que comecei a estudar métodos e estratégias de Administração do Tempo. Quem já esteve comigo em um dos meus cursos ou palestras já notou também que costumo distribuir frases e pensamentos que vão desde Aristóteles e Drucker até José Simão e Ed Motta em minhas apostilas e slides.

Agora, reuni e organizei toda a minha eclética e abrangente coleção em um eBook dividido em seis capítulos temáticos tais como; definição de prioridades, organização e desperdício de tempo. Não inclui frases de autores duvidosos e ditos populares mas, mesmo assim, consegui mais de duzentas frases!

Espero que aprecie a leitura. Distribua a vontade o arquivo ou o link para download entre seus amigos e colabore com a segunda edição, revista e ampliada, sempre que esbarrar com mais uma frase interessante.

Clique aqui para fazer o download do arquivo em PDF: Sobre o Tempo_eBook

Palestra Administração do Tempo em Piracicaba

No dia 23 de novembro vou apresentar uma palestra sobre Administração do Tempo em parceria com a GRHUPIRA no Sincop – Sindicato dos Contabilista de Piracicaba.

A inscrição é 2 kgs de alimento não perecível (café, leite em pó, açúcar, arroz, feijão, etc.) que serão doados para a Associação Viva a Vida.

Local: SINCOP – Sindicato dos Contabilistas de Piracicaba
23/11/2017 – das 7h30 às 12h00
Palestras com Sérgio Guimarães – “Só se for Agora!” e Marcos Kraide – “Liderando em Tempos de Turbulência “
Rua Pasqual Guerrini, nº 55, Bairro Castelinho – Piracicaba/SP

Para a sua inscrição:
Acesse o site: www.grhupira.com.br / eventos Inscrições para as palestras

 

 

Como sabotar a produtividade dos seus colegas de trabalho

Você já reparou que a maioria dos motoristas reclama dos congestionamentos, mas são poucos aqueles que se enxergam como parte do problema? Ou seja, preso num congestionamento, o sujeito roga pragas no motorista da frente, mas não se dá conta de que, ao mesmo tempo, está na mira dos xingamentos do motorista de trás.

Leia mais

Ganhe tempo com o Checklist

Você já agendou uma reunião ou treinamento e esqueceu de reservar a sala? Viajou e deixou o carregador do celular em casa ou ainda organizou um churrasco com os amigos e não comprou o carvão?

Costumamos confiar cegamente na memória, principalmente quando executamos tarefas recorrentes e frequentes como convocar uma reunião ou arrumar a mala. Entretanto, a memória não é infalível e costuma nos deixar na mão por diversos motivos que vão desde uma simples distração até o cansaço e o estresse.

Ao longo das 224 páginas de “Checklist, como fazer as coisas bem feitas” (Editora Sextante) o jornalista e cirurgião americano Atul Gawande mostra como um simples, porém eficaz, checklist é capaz de livrar-nos de muitos problemas e aborrecimentos decorrentes  da afobação, do esquecimento ou mesmo do excesso de confiança.

Mais do que isso.  O autor trás, por exemplo, o caso do hospital Johns Hopkins, nos Estados Unidos, que por meio de um checklist para procedimentos cirúrgicos de apenas cinco itens* (isso mesmo! apenas cinco itens!) conseguiu, em 15 meses, gerar uma economia de U$ 2 milhões, evitar 43 infecções e 8 mortes, em comparação com a média histórica do hospital.

O checklist gera resultados efetivos e contribui para que atividades recorrentes sejam executadas em menos tempo e com maior qualidade. Logo, podemos afirmar que o checklist é também uma ferramenta de organização e otimização do tempo com impactos diretos na produtividade.

Extremamente democráticos, os checklists podem ajudar todo mundo e o tempo todo, da dona de casa no supermercado (sim, a lista de compras é um checklist que, comprovadamente, gera uma boa economia!) até o piloto de um avião checando os procedimentos de vôo.

Você costuma usar checklists no seu trabalho? E na sua vida pessoal? Partilhe sua experiência conosco!

Logo abaixo, os links para download de cinco checklists muito úteis e bem bacanas.  Até a próxima!

*Confira o checklist de cinco itens do hospital Johns Hopkins

  • Lavar as mãos com sabonete
  • Limpar a pele do paciente com antisséptico
  • Colocar panos cirúrgicos esterilizados sobre todo o corpo do paciente
  • Usar mascar, touca, avental e luvas
  • Recobrir com bandagem esterilizadas área de inserção após a instalação do cateter venoso central

Meu tempo é quando

Neste post um poema sobre o tempo de Vinícius de Moraes. Dispensa comentários e apresentações…

Poética_Vinícius de Moraes

De manhã escureço
De dia tardo
De tarde anoiteço
De noite ardo.

A oeste a morte
Contra quem vivo
Do sul cativo
O este é meu norte.

Outros que contem
Passo por passo:
Eu morro ontem

Nasço amanhã
Ando onde há espaço:
– Meu tempo é quando.

Higiene de Charles Baudelaire

O poema deste post é do francês Charles-Pierre Baudelaire (1821 – 1867) e faz parte da coletânea Meu Coração Desnudado publicado no Brasil pela Editora Autentica

Higiene

Somos, a cada momento, atropelados pela ideia e pela sensação do tempo.
E só há dois meios de escapar desse pesadelo, de esquecê-lo: o prazer e o trabalho.

O prazer nos consome.
O trabalho nos fortifica.
Escolhamos.

Quanto mais nos servimos de um desses meios, mais o outro nos inspira repugnância.

Só podemos esquecer o tempo se o utilizamos.
Nada se faz senão pouco a pouco.

Charles Baudelaire (1821-1867)