Blog

De quem é o tempo afinal?

Saber delegar tarefas adequadamente é um meio eficaz para administrar melhor o tempo, cumprir prazos e metas e aumentar a produtividade.

Entretanto lideres centralizadores preferem não delegar. Muitos afirmam que são capazes de realizar uma tarefa com mais competência do que qualquer um de seus liderados. Pode até ser verdade. Porém, a centralização excessiva cria equipes estagnadas e desmotivadas.

Lideres centralizadores desperdiçam seu tempo e também o tempo de seus subordinados, vivem com a agenda lotada e freqüentemente são vitimas da delegação inversa.

Distribuir tarefas que podem e devem ser delegadas libera tempo para outras tarefas mais importantes. “Um líder que não delega corre o risco de se perder no tempo, perder prazos e o foco estratégico de seu trabalho”, afirma João Batista, da Júnior Consultoria.

Três dicas para delegar com eficácia e evitar o desperdício de tempo

1 – Motive e Controle
Estimule os subordinados a apresentarem soluções. Não aceite a delegação inversa. Não delegue o que não pode ser controlado por você. Acompanhe os resultados de modo que você possa ajudar a corrigir desvios e evitar a delação para cima. Desta forma, todos os envolvidos se sentirão mais seguros.

2 – Delegue com Tempo
Alguns lideres centralizadores delegam certas atividades ou tarefas quando quase já não há tempo para sua execução. É o famoso “para ontem”. Este comportamento normalmente conduz a uma crise ou um retrabalho.

3 -Delegar X Delargar
Reserve tempo para orientar, treinar e esclarecer dúvidas. Delegar implica em investir seu tempo para ensinar alguém alguma tarefa. Quanto maior for o envolvimento inicial, menor a possibilidade do subordinado cometer erros. Durante o processo de treinamento seja tolerante com erros e transforme deslizes em oportunidades para reforçar o treinamento.

Comentários