Blog

Aprenda a dizer não

Cada vez mais profissionais de todos os níveis reclamam da sobrecarga de tarefas e imprevistos do dia a dia. O volume de demandas urgentes (e urgentíssimas!) é tão assustador que nada mais parece importante. Tudo é para ontem. E o que é pior: Tudo é urgente.

Diante deste cenário é imprescindível desenvolver a habilidade de dizer não. É preciso saber identificar entre as demandas que surgem ao longo do dia quais efetivamente merecem atenção imediata e quais vão apenas ocupar tempo e energia. Dizer sim para tudo, seja por receio de enfrentar a autoridade de um superior ou apenas para evitar pequenos aborrecimentos, compromete a produtividade e a qualidade das entregas.

Administrar o tempo com eficácia implica em priorizar e investir o tempo em atividades com maior potencial de retorno. Logo, priorizar pressupõe dizer sim para algumas coisas e não para dezenas de outras. Quem diz sim para tudo não define prioridades, tampouco garante que suas verdadeiras responsabilidades e atribuições sejam realizadas.

É preciso, portanto, aprender a dizer não para o chefe, para o chefe do chefe, para os clientes, para os amigos, para os colegas e, sobretudo, para si mesmo.

Três bons motivos para dizer não

Respeito

Muitas pessoas que dizem sim para tudo querem apenas ser mais populares e admiradas. Não é o que acontece. Pessoas assim são normalmente taxadas como aduladoras, ingênuas e manipuláveis. Quando você diz um não estabelece um limite. Demonstra que é profissional, que sabe definir prioridades, que é comprometido com resultados. É assim que se conquista admiração e respeito.

Qualidade

Pessoas que dizem sim para tudo muitas vezes assumem responsabilidades que não são capazes de cumprir seja pela falta de tempo ou até mesmo pela falta de competência, afinal ninguém é competente em tudo. Quem sempre diz sim muitas vezes faz  entregas sem qualidade ou incompletas.

Equilíbrio e Resultado

Dizer sim o tempo todo é o meio mais eficaz de sobrecarregar sua agenda e gerar estresse. Estar sempre ocupado é fácil. O verdadeiro desafio é negociar adequadamente suas demandas e ocupar sua agenda e seu tempo com atividades de alto potencial de retorno.

A questão é: como dizer não para o chefe quando ele pede que você faça uma coisa urgente quando você esta no meio de outra ainda mais urgente? Ou ainda: como dizer não a si mesmo e manter a concentração no que é realmente importante?

 

Comentários